Clipping

“Justiça foi feita” e “impunidade”: a repercussão da anulação das sentenças de Lula

Defesa do petista diz que decisão reconhece erro, mas não repara danos causados. Presidente da Argentina celebra resultado. Arthur Lira sugere que ação protege Sergio Moro. Bolsonaro cita “bandalheiras” do PT.

A decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, que anulou as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em processos da Operação Lava Jato e permite que o petista volte a disputar eleições, despertou reações em todo o espectro político e no mercado.

O presidente Jair Bolsonaro comentou a decisão fazendo insinuações sobre Fachin e o PT. “Fachin sempre teve uma forte ligação com o PT, então não nos estranha uma decisão nesse sentido. (…) Todo mundo foi surpreendido, afinal, todas as bandalheiras desse governo estão claras perante toda a sociedade. Eu acredito que o povo brasileiro não quer um candidatos desses em 2022”, disse o presidente. 

Lula não comentou diretamente a decisão, mas seus advogados, Cristiano Zanin e Valeska Teixeira, afirmaram em nota que o desfecho “é o reconhecimento de que sempre estivemos corretos nessa longa batalha jurídica”. “As absurdas acusações formuladas contra o ex-presidente pela ‘força tarefa’ de Curitiba jamais indicaram qualquer relação concreta com ilícitos ocorridos na Petrobras e que justificaram a fixação da competência da 13ª. Vara Federal de Curitiba”, escreveram os advogados.

Contudo, eles ponderaram que a decisão de Fachin não pode “reparar os danos irremediáveis causados pelo ex-juiz Sergio Moro e pelos procuradores da Lava Jato ao ex-presidente Lula, ao Sistema de Justiça e ao Estado Democrático de Direito”.

Entre os petistas, o tom foi de comemoração. O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, candidato na eleição presidencial de 2018 e uma das opções do seu partido para 2022, afirmou no Twitter: “Por justiça, a luta sempre vale. Sem ela, não há paz.”

Saiba mais em: https://www.dw.com/pt-br/justi%C3%A7a-foi-feita-e-impunidade-a-repercuss%C3%A3o-da-anula%C3%A7%C3%A3o-das-senten%C3%A7as-de-lula/a-56810765

Comente aqui