Um grande tubarão branco que rompe na ilha do selo, baía falsa, África do Sul. Grandes brancos são maravilhas da evolução e estão entre os predadores do ápice do oceano. Foto: Chris Brunskill Ltd / Corbis / Getty
Espécie de variedade incomparável, os tubarões são ameaçados em todo o mundo por sobrepesca, microplásticos e perda de habitat

Mais assustador
Um grande tubarão branco na baía falsa, África do Sul.
Fotografia: Arco Images GmbH / Alamy

Caçador mais eficiente
Um grande tubarão branco que rompe ao caçar focas em False Bay, África do Sul. Tubarões quebram quando caçam presas velozes.
Fotografia: Alfred Weissenegger / REX / Shutterstock

O mais rápido
Um tubarão de mako no ponto do cabo, África do Sul. O mako shortfin é a espécie mais rápida de tubarão.
Foto: Nature Picture Library / Alamy

Maior
Os tubarões-baleia são os maiores tubarões – e peixes – no mar. Eles se alimentam de plâncton, que filtram pela boca, e podem crescer até 40 pés.
Foto: Clare Prebble / Fundação Marine Megafauna e Universidade de Southampton

Menor
Os tubarões-lanterna-anão têm entre 15 e 30 cm de comprimento, raramente são vistos e vivem em águas muito profundas, principalmente no Caribe. Eles foram descobertos apenas em 1964.
Foto: Chip Clark / Cortesia de Smithsonian Institution

Os caçadores noturnos
Dois tubarões de recife cinza na Papua-Nova Guiné . Eles são classificados como quase ameaçados na lista vermelha da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) devido à pesca e à perda de seu habitat de recife de coral.
Fotografia: F1online digitale Bildagentur GmbH / Alamy

Vida mais longa
Os tubarões da Groenlândia, como este nos Territórios do Noroeste do Canadá, têm a maior vida útil de todas as espécies de vertebrados (entre 300-500 anos).
Fotografia: Paul Nicklen / National Geographic Creative / Getty
Veja mais em: https://www.theguardian.com/environment/gallery/2020/jul/11/power-majesty-wonder-the-startling-world-of-sharks-in-pictures
Comente aqui