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Poder, política e pandemia: a mídia sino-americana divide

Examinamos o papel das indústrias de mídia chinesas e americanas no concurso das narrativas do COVID-19.

O COVID-19 tem os dois países mais poderosos do mundo, os Estados Unidos e a China, se encarando.

Até agora, tem sido, na maior parte, uma guerra de palavras e sonoridades – um jogo de culpa sobre as origens da pandemia e a resposta de cada lado a ela, com a mídia servindo como o principal campo de batalha.

As indústrias da mídia chinesa e americana são opostas ideológicas – uma operando sob a vigilância de censores do Partido Comunista, a outra sob um mercado livre capitalista dominado por um punhado de conglomerados.

Os meios de comunicação de ambos os países, no entanto, encontraram suas próprias maneiras de reforçar os pontos de discussão de seus respectivos governos.

Meenakshi Ravi, do Listening Post , sobre como as reverberações geopolíticas do COVID-19 foram abordadas em cada lado da divisão da mídia sino-americana.

Contribuintes:

Chris Buckley – correspondente chefe da China, The New York Times

Wang Wen – diretor executivo do Centro de Pesquisa China-EUA para intercâmbio de pessoas e ex-editor de opinião, Global Times

Vijay Prashad – diretor, Tricontinental: Instituto de Pesquisa Social e Autor, As Nações Pobres: Uma História Possível do Sul Global

Bingchun Meng – professor associado de mídia e comunicação, LSE e autor, The Politics of Chinese Media

Bethany Allen-Ebrahimian – repórter da China, Axios

Conversando com a CGTN

Quando Pequim quer levar sua mensagem ao mundo, tem um canal de notícias de televisão multilíngue e financiado pelo Estado.

A CGTN transmite em mais de 100 países – atingindo 30 milhões de residências somente nos EUA – com o objetivo declarado de trazer “uma perspectiva chinesa às notícias globais”.

Mas tornar-se global tornou a rede sujeita a várias regras e regulamentos locais. No início do ano passado, por exemplo, Washington obrigou a CGTN a se registrar como agente estrangeiro nos EUA.

Para ouvir o lado CGTN da história, Richard Gizbert , do The Listening Post , conversou com Zou Yue, a âncora do principal programa de entrevistas da rede, Dialogue.

Veja em: https://www.aljazeera.com/programmes/listeningpost/2020/07/power-politics-pandemic-sino-american-media-divide-200711075354538.html

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