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A música dos quintais da Jamaica

Quem se lembrar de Buena Vista Social Club terá toda razão. Só que na Jamaica

Por Carlos Alberto Mattos

Dreadlocks envoltos em nuvens de fumaça de estranhos cigarros e o ritmo contagiante do reggae dão o tom do documentário Inna de Yard: The Soul of Jamaica. Estamos nas montanhas de Kingston para um encontro de veteranos compositores e cantores de reggae. Eles estão reunidos para gravar um segundo disco juntos e preparar uma turnê pela Europa. Quem se lembrar de Buena Vista Social Club terá toda razão.

O diretor inglês Peter Webber (Moça com Brinco de Pérola) acompanhou os ensaios, uma apresentação apoteótica do grupo em Paris e ouviu as histórias pessoais de Cedric Myton, Winston McAnuff, Kiddus I, Judy Mowatt e Ken Boothe. Embora nem todos tenham se profissionalizado e enriquecido como Judy e Ken, nem ficado tão célebres quanto Bob Marley, Peter Tosh e Jimmy Cliff, carregam a mesma paixão pela música que os fez brilhar nos anos 1970 com a explosão mundial do reggae.

A intimidade com a maconha trouxe problemas para alguns na relação com os EUA, o que provavelmente prejudicou a continuidade de suas carreiras. Mas nem a rebeldia nem a idade de um Cedric Myton em nada alterou seus falsetes característicos. Assim como não danificou a voz impecável que rendeu a Kiddus I o epíteto de “Sinatra jamaicano”.

O jeito relaxado e a musicalidade impressa nos movimentos do corpo são expressões de um caráter nacional. Em suas lembranças e considerações há lugar para a mística rastafári e a reverência aos maroons, os quilombolas jamaicanos que lutaram contra a escravidão. O reggae surgia como reverberação dessas tradições, fornecendo ao povo atualidade e liberação espiritual.

A expressão “Inna de Yard” equivale a “In the Yard” na língua patuá e se refere aos quintais onde o reggae foi inventado. Esse espírito descontraído e caseiro é mais perfeitamente encarnado por esses velhos menestréis do que por seus herdeiros sofisticados, alguns dos quais estão no documentário. O que não falta ao filme é simpatia, ritmo e a alegre insubordinação do reggae.

Veja em: https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Cinema/A-musica-dos-quintais-da-Jamaica/59/50750

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