ClippingVideo

Catástrofes climáticas causam fuga de milhões de crianças

Relatório do Unicef ​​aponta que entre 2016 e 2021 ocorreram 43 milhões de deslocamentos de crianças por causa de enchentes, tempestades, incêndios e secas, que são agravados com as mudanças climáticas

Créditos da foto: Asif Hassan/AFP/Getty Images. Maioria das deslocações – cerca de 95%, um total de 40,9 milhões de crianças – ocorreu devido a enchentes e tempestades

Enchentes, secas, tempestades, incêndios agravados pelas mudanças climáticas, provocaram 43 milhões de deslocamentos envolvendo crianças em 44 países entre os anos de 2016 e 2021, de acordo com um relatório divulgado nesta sexta-feira (06/10) pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Os dados indicam o número de deslocamentos, mas não especificamente algumas crianças tiveram que fugir dessas catástrofes, já que uma mesma criança pode ter que se deslocar várias vezes.

Normalmente, os números de deslocamentos causados ​​por desastres climáticos não levam em conta a idade das vítimas. Mas, desta vez, o Unicef, juntamente com o Centro de Monitoramento de Deslocamento Interno (IDMC), examinou dados para destacar estatísticas específicas sobre crianças e jovens.

A maioria das deslocações – cerca de 95%, ou 40,9 milhões – ocorreu devido a enchentes e tempestades, enquanto cerca de 1,3 milhão foi causada por secas.

Outras 810 mil deslocações ocorreram devido a incêndios florestais, com Canadá, Israel e Estados Unidos liderando esse quesito.

Ainda segundo o relatório, China , Índia e Filipinas estão entre as nações que concentram o maior número de crianças em deslocamento interno, ou seja, dentro de seus países de origem.

A cada dez deslocamentos devido a tempestades, quatro ocorreram nas Filipinas. No entanto, se levou em conta o tamanho da população infantil, as crianças que vivem em pequenos países insulares, como Dominica, no Caribe, e Vanuatu, na Oceania, foram ainda mais afetadas.

Previsão de mais deslocamentos

O número de 43 milhões de deslocações em cinco anos equivale a cerca de 20 mil crianças deslocadas diariamente, segundo Laura Healy, especialista em migração da Unicef ​​e coautora do relatório, à agência de notícias AFP.

Para ela, os números são apenas “a ponta do iceberg”, já que a quantidade de crianças deslocadas por causa de secas, por exemplo, é “altamente subnotificada” porque essas deslocações são “menos repentinos e, portanto, mais difíceis de serem registradas “.

“A realidade é que um número muito maior de crianças será afetado no futuro, à medida que os impactos das mudanças climáticas continuem a se intensificar”, disse Healy.

E a previsão, de fato, não é nada animada: caso sigam nesse ritmo, as mudanças climáticas serão responsáveis ​​por mais de 110 milhões de deslocamentos de crianças e jovens nas próximas três décadas.

Somente as enchentes podem levar a 96 milhões de deslocamentos de crianças nos próximos 30 anos, e os furacões, a 10,3 milhões. As ondas de tempestades podem provocar 7,2 milhões.

“Lentidão” no combate ao problema

Em um comunicado, a diretora executiva do Unicef, Catherine Russell, destacou que “é aterrorizante para qualquer criança quando um incêndio florestal, uma tempestade ou uma inundação atinge sua comunidade”.

“Para aqueles que são solicitados a fugir, o medo e o impacto podem ser especialmente devastadores, com a preocupação de saber se eles voltarem para casa, retornarão à escola ou serão solicitados a se mudarem novamente. A mudança pode ter salvado suas vidas, mas também é muito perturbadora”, disse Russell, que orientava quanto à “lentidão” no combate ao problema , cada vez mais acentuado para as crianças.

“À medida que os impactos das mudanças climáticas aumentam, o mesmo acontece com as mudanças do clima. Temos as ferramentas e o conhecimento para responder a esse desafio crescente para as crianças, mas estamos estimulados devagar demais. Precisamos fortalecer os esforços para preparar as comunidades, proteger as crianças em risco de deslocamento e apoiar aquelas que já foram desalojadas”, ressaltou.

 

Veja em: https://www.dw.com/pt-br/cat%C3%A1strofes-clim%C3%A1ticas-causam-fuga-de-milh%C3%B5es-de-crian%C3%A7as/a-67015281

Comente aqui