Expansão do Brics, moeda comum e guerra na Ucrânia: por que reunião na África do Sul pode ser decisiva
21/agosto/20230
Por: Leandro Prazeres. BBC News Brasil a Joanesburgo | Créditos da foto: GETTY IMAGES. Esta será a primeira cúpula do Brics da qual Lula participa após assumir o terceiro mandato
O bloco que representa 40% da população mundial e 26% de toda a riqueza gerada no planeta começa, na terça-feira (22/8), uma reunião que especialistas e diplomatas acreditam que pode ser decisiva e ter impactos na geopolítica mundial.
A Cúpula do Brics — grupo que reúne Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul — será realizada em Joanesburgo e pode definir se o bloco irá se expandir, um movimento visto com preocupação dentro e fora do grupo. O evento vai até a quinta-feira (24/8).
Esta será a primeira reunião presencial dos chefes de Estado do Brics desde a pandemia de covid-19, que começou em 2020. Todos os líderes irão à cúpula pessoalmente, exceto pelo presidente russo, Vladimir Putin, que participará de forma virtual.
Ele é alvo de um mandado de prisão expedido pelo Tribunal Penal Internacional (TPP) por supostos crimes cometidos pela Rússia durante guerra com a Ucrânia e a África do Sul é um dos países que fazem parte do tribunal, o que poderia obrigá-la a prender Putin caso ele pisasse em território sul-africano.
Esta será, também, a primeira cúpula do Brics à qual o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai participar após assumir seu terceiro mandato. Ele foi um dos fundadores do grupo, criado em 2006, ainda sem a África do Sul, que se juntou ao bloco em 2010.
Apesar de a expansão do Brics atrair a maior parte das atenções para a cúpula, a reunião também deverá ser marcada por outros temas como a possível criação de uma unidade monetária comum a ser usada entre os membros do grupo e, inevitavelmente, a guerra entre a Rússia e a Ucrânia.
Analistas e diplomatas ouvidos pela BBC News Brasil avaliam que a reunião pode ter efeitos importantes sobre a política e economia internacional tanto pela possível expansão do bloco quanto pela possível criação de uma alternativa ao uso do dólar em transações comerciais.
A seguir, relembre o início do bloco e entenda os principais temas deste encontro.
Uma análise dos trabalhos vencedores no concurso para membros da Sociedade Alemã de Fotografia de Natureza
Vencedor geral e vencedor da categoria de pássaros
Andorinha de celeiro turbo de
Ka
Para pensadora feminista, ofensiva reacionária projeta no gênero a destruição de um mundo que, na verdade, é causada pelo capitalismo e as mudanças climáticas. É preciso novas estratégias para criar “
A economia brasileira vive perigosa inversão de tendência: as empresas estrangeiras estão perdendo cada vez mais o interesse no país. E isso é novo para o Brasil, mesmo em tempos de crise.
Os úl
Comente aqui