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O futuro do Podemos depois de Iglesias

O líder do Podemos, Pablo Iglesias, anunciou sua aposentadoria política. Ao longo da última década, ele trouxe a esquerda radical para o centro da política espanhola – mas seu desafio contra o establishment acabou sendo insuficiente. Entretanto, a coligação Unidas Podemos já tem uma sucessora.

Por Eoghan Gilmartin e Tommy Greene |Tradução Cauê Seignemartin Ameni

“Quando o seu papel dentro de sua organização e sua tarefa para melhorar a democracia neste país se tornam muito limitados e mobilizam os piores elementos daqueles que te odeiam, certas decisões devem ser tomadas sem hesitação.” Estas foram as palavras do co-fundador do Podemos, Pablo Iglesias, ao anunciar sua decisão chocante de recuar não apenas da organização que ele havia liderado 7 anos, mas de linha de frente política como um todo.

No início de março, ele surpreendeu os círculos políticos espanhóis ao anunciar que estava deixando o cargo de vice-primeiro-ministro do país, apenas 14 meses após a coligação Unidas Podemos entrar em coalizão com o Partido Socialista de centro-esquerda (PSOE). Em um vídeo bombástico divulgado nas redes sociais, ele explicou que estava fazendo isso para liderar a força regional de seu partido nas eleições antecipadas de Madrid realizadas 4 de maio – com a esperança de que sua presença na campanha revertesse a sorte do Unidas nas urnas.

No entanto, quando os votos finais foram contados, já era óbvio que a candidatura de Iglesias tinha se exaurido após vários ciclos eleitorais, entre outros fatores. “Esses resultados deixam claro que no momento não sou uma figura que possa ajudar o partido a obter ganhos significativos e contribuir para que ele consolide seu peso institucional”, afirmou. A campanha do Unidas Podemos melhorou ligeiramente a posição da coligação em relação ao resultado de 2019 – garantindo pouco mais de 7% dos votos e dez cadeiras no parlamento – enquanto o PSOE sofreu seu pior resultado na capital em benefício, ao que parecia, do conjunto do partido Más Madrid durante uma divisão do Podemos em 2019.

A direita estava altamente mobilizada, com a candidata trumpista do Partido Popular (PP), Isabel Díaz Ayuso, que quase conseguiu maior absoluta – o que agora lhe permitirá governar sozinha com o apoio externo de Vox.

Com o dramático anúncio de Iglesias ocorrendo poucos dias antes do décimo aniversário do movimento 15-M, sua renúncia também marca o fim de um capítulo na política espanhola e europeia. Um dos mais talentosos líderes de esquerda de sua geração, incomparável em suas habilidades comunicativas, ele liderou o Podemos em sua campanha eleitoral histórica de 2015, na qual o partido chegou perto de ultrapassar o PSOE. Mas, como ocorreu com as “esquerdas populistas” construídas em outros lugares na última década, o projeto não conseguiu manter seu ímpeto inicial após o declínio gradual das ondas de protestos anti-austeridade que se espalharam pelo país após a crise financeira.

Estreitando os horizontes

Oterreno político que, rapidamente foi tão hospitaleiro para um então insurgente Podemos, parecia cada vez mais distante durante esta campanha em Madri. O clima tem sido dominado por uma série de provocações de extrema direita, vindas não apenas do extremista Vox, mas também do crescente movimento neofascista de rua na Espanha.

Poucas horas depois de deixar o cargo de vice-primeiro-ministro, Iglesias se viu olhando para um grupo de cinco skinheads neonazistas em um confronto dramático fora de um evento Podemos. Isso foi seguido, uma semana depois, por um ataque com bomba incendiária na sede do Podemos, na região sul de Murcia – enquanto, na reta final da campanha, Iglesias recebeu ameaças de morte e balas com a marca do exército. Após anos de constantes ataques da mídia, numerosas investigações policiais com motivação política, bem como prolongadas lutas internas entre facções políticas, esse foi preço claramente cobrado sobre a segurança e o bem-estar de Iglesias e de sua família.

No entanto, Iglesias também foi a força motriz por trás da aposta estratégica para entrar no cargo como parceiro júnior do PSOE, um partido que é ostensivamente social-democrata, mas profundamente enraizado nos circuitos do regime neoliberal espanhol. O resultado desastroso da esquerda em Madrid em grande parte reflete um sentimento crescente de frustração com o governo PSOE-Unidas Podemos, com os partidos da coalizão apenas sendo capazes de apontar para um conjunto bastante limitado de avanços até este ponto.

Na sequência de duas eleições gerais em 2019, e da crescente exaustão para formar governo, a perspectiva de entrar na coalizão foi vista pelo Unidas Podemos como uma aliança de esquerda focada na renovação após um período de facciosismo vicioso, bem como uma forma de evitar o tipo de implosão que o projeto Corbyn sofreu na Grã-Bretanha. Apesar de ter de aceitar a retirada de muitas de suas pautas mais transformadoras do programa de governo, a aposta da coalizão era que, ao entrar no cargo, poderia garantir uma série de concessões substantivas à sua agenda legislativa, especialmente em torno da moradia, direitos trabalhistas e gastos sociais.

Com a pandemia da COVID-19 atingindo a Espanha apenas seis semanas após o início do mandato da coalizão, no entanto, os ministros rapidamente se depararam com uma série de limites para governar, o que marcou os parâmetros para os primeiros 15 meses. Alguns deles foram estruturais. O Estado cada vez mais fraco na Espanha, que viu suas capacidades e recursos erodidos durante a década anterior de violentos cortes e terceirizações, não era adequado para responder a uma emergência social e sanitária. Como um Estado da zona do euro dependente de financiamento da UE, a Espanha teve uma autonomia limitada para desenvolver seu plano de recuperação econômica, tendo que aceitar um quadro semelhante em toda a UE fortemente voltado para iniciativas público-privadas.

Outro fator que restringe os elementos mais progressistas da coalizão é como o próprio PSOE passou a agir, barrando a implementação das políticas acordadas no programa de governo. Ao longo do ano passado, ministérios estratégicos administrados pelo PSOE repetidamente bloquearam e atrasaram as prioridades legislativas de seu aliado júnior – devido a rivalidades pessoais e políticas, mas de forma mais geral porque muitas dessas medidas iriam colidir com os interesses do setor corporativo e dos aparato de segurança do Estado. Repetidamente, o progressismo de Pedro Sánchez parou antes de implementar medidas que exigiriam impor perdas às elites econômicas ou desafiar as relações de poder existentes.

Um acúmulo de tensões

Nos últimos meses de Iglesias no governo, as tensões entre os parceiros da coalizão haviam chegado ao ponto de quase ruptura com uma série de conflitos sobre controles de aluguel, reforma trabalhista e previdenciária, legislação de direitos trans e a revogação da lei da mordaça do PP. A “deslealdade” do PSOE com o acordo de coalizão se tornou uma crítica comum dentro da coligação Unidas Podemos, enquanto a ministra da Igualdade, Irene Montero, afirmou no início de março que o atrito no governo só se dissiparia “se o PSOE cumprir seus compromissos com o programa de governo”.

Provavelmente, o exemplo mais claro dessa deslealdade é com relação à proposta de nova lei de habitação da coalizão. Com muitas das principais figuras do Podemos vindo do movimento anti-despejo PAH e com o eleitorado do partido fortemente sufocado com “aumento abusivo dos alugueis“, Iglesias escolheu alavancar uma parte importante de seu capital político para introduzir controles de aluguel e um imposto sobre unidades habitacionais vazias (ambas incluídas no programa do governo). Desde o final do verão passado, ele pressionou fortemente para que a lei habitacional fosse finalizada como parte das negociações orçamentárias, insistindo em mecanismos legais para reduzir os preços em zonas de alta demanda e limitar novos aumentos por meio de um índice de preços de aluguel.

Mas com o PSOE fazendo corpo mole até concordar com a proibição de despejo durante a pandemia (algo que só foi finalizado em dezembro), Iglesias teve que se contentar com um compromisso assinado por Sánchez para apresentar a lei de controle de aluguel ao governo até fevereiro deste ano. No entanto, para garantir esse compromisso por escrito, Iglesias ameaçou bloquear o orçamento na noite anterior ao seu anúncio no final de novembro. Como nos disse o porta-voz econômico da Izquierda Unida, Carlos Sánchez Mato: “O PSOE não deseja confrontar aqueles que possuem milhares de unidades habitacionais, como os fundos abutres, ou mesmo a classe de locatários menor que vive da renda gerada por dez ou quinze apartamentos.”

No início de fevereiro, o maior proprietário de terras da Espanha, Blackstoneameaçou sair do país enquanto entidades financeiras faziam lobby nos bastidores contra a lei. À medida que o prazo para o projeto de lei se aproximava, o ministro dos Transportes e Habitação, José Luis Ábalos, sinalizou que o PSOE não poderia mais aceitar a “imposição” de limites ao capital imobiliário, insistindo que seria mais eficaz garantir reduções de aluguel oferecendo “incentivos fiscais” (ou seja, incentivos fiscais aos proprietários). “A moradia é um direito, mas também uma mercadoria”, afirmou ele como um meio de explicar a cínica reviravolta de seu partido.

Saiba mais em: https://jacobin.com.br/2021/05/o-futuro-do-podemos-depois-de-iglesias/

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